Startups movimentam Espaço Voz no BS Festival

Máquinas da BSMotion | Divulgação/Coletiva.net

Máquinas da BSMotion | Divulgação/Coletiva.net

Dentre os locais onde o Black Sheep Festival aconteceu, o Espaço Voz (Avenida Cristóvão Colombo, 545) foi um dos mais movimentados. Com a presença de startups, como a BSMotion e a Teia Labs, o público pôde interagir com as experiências de entretenimento que oferecem ao mercado.

O sócio-fundador e desenvolvedor da BSMotion, Gabriel Sffair, explicou que a startup busca proporcionar experiências associadas à tecnologia e imersão para as pessoas por meio de máquinas que combinam simulação de movimento e realidade virtual. Os simuladores, que, inicialmente eram voltados para o entretenimento, foram comercializados, em 2012, para a Força Aérea Colombiana para o treinamento de aviação militar. Sffair também disse que o evento foi uma boa oportunidade para sua organização e que gerou contatos interessantes. “O BS é um festival que pensa em assuntos similares a nossa empresa, como inovação.”

O professor de Computação da PUC e co-fundador da Teia Labs, Rodrigo Barros, contou que a empresa de inteligência artificial deseja levar o resultado das pesquisas feitas pelos integrantes no meio acadêmico para tentar impactar a sociedade. “Nosso principal produto é o que faz reconhecimento facial de pessoas, o que garante o monitoramento de grandes espaços, como shoppings e rodoviárias, e que permite o controle de acesso em ambientes restritos”, destacou.

Barros disse que o produto pode facilitar para as pessoas algo que seria muito trabalhoso e demorado de ser feito. Os membros da equipe projetaram no público telas famosas, como se as pessoas tivessem sido pintadas no estilo dos autores reais. O profissional revelou, ainda, que está realizando encontros com a Prefeitura de Porto Alegre para uma possível implantação da sua tecnologia na rede de ônibus da capital.

Além disso, os frequentadores puderam consumir alimentos e bebidas da Café Santero, localizado na área externa do Voz. Vendas do energético Elev e da cerveja Eisenbahn, patrocinadoras do BS Festival, também estiveram à disposição do público.

Kento Kojima